Corrupção no Estado. Desenvolve pesquisa sobre os aspectos fundamentais que envolvem os atos de corrupção, tais como os seus elementos constitutivos, seus agentes, suas formas, os fatores que a favorecem, bem como sobre o regime jurídico punitivo aplicável.


Improbidade Administrativa. Desenvolve pesquisa sobre os aspectos teórico e prático envolvendo os atos de improbidade praticados no âmbito da Administração Pública, tendo como foco central a análise do § 4º do art. 37 da CF e da Lei 8.429/1992, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa (norma produto do poder constituído no mister de definir as condutas ímprobas, a forma e graduação das sanções previstas pelo constituinte). Com a edição da Lei 12.846/2013, o objeto de estudo do grupo foi ampliado para contemplar as investigações científicas sobre essa nova norma legal.


Direito Educacional. Desenvolve pesquisa sobre temas afetos ao direito à Educação. Avalia as ações do Estado, da sociedade, da família e dos pais.


Administração da Justiça. Desenvolve pesquisa sobre temas afetos à justiça. Avalia as ações do Estado, indicadores, as leis e os meios de resolução de conflitos existentes.